Comer borrego no campo começa a cair em desuso em Campo Maior e Elvas

Em Domingo de Páscoa, a tradição é de se comer o borrego no campo, quer na Ajuda, em Elvas, quer na Enxara, em Campo Maior. Mas, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, sendo que os mais jovens, sobretudo, confessam não gostar muito desta iguaria.

José Mexia, por exemplo, acampado junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, apesar de gostar, revela que, entre o grupo de amigos, mais ninguém gosta, pelo que ninguém irá comer borrego. Este domingo, para este campomaiorense, é dia dos “últimos foguetes”, até porque, amanhã, é dia de regressar a casa, muito “cansados”.

Para Nuno Aparício, o convívio que se faz, na Ajuda, é sobretudo para comer e beber, sendo o borrego “sempre tradição”. O cozinheiro de serviço, contudo, só será decidido à hora de preparar a iguaria.

Já Sara Damião garante que, entre os seus amigos e familiares, só come borrego quem gosta, que não é o seu caso. Por estes dias, conta ainda, “bebe-se sempre alguma coisinha”, até porque à noite faz frio: “é para aquecer”. “As saudades já eram imensas e este ano ainda viemos com mais força”, comenta ainda, depois de, nos últimos dois anos, estas romarias não se terem realizado, devido à pandemia.

Borrego, acompanhado de grão, contudo, é sempre uma tradição presente no seio do grupo de André Latoeiro e de António Morais, na Enxara. Daniela Fernandes, por sua vez, garante que o borrego só se comia, no campo, quando os mais velhos também iam, por esta altura, até ao campo.

Na Ajuda, no seio do grupo de Nuno Munhão, não há borrego, este domingo de Páscoa, até porque “a maioria não gosta”. “É a tradição e muitos acampamentos aqui, de certeza, que têm borrego”, remata.