As Festas em Honra de Nossa Senhora da Enxara estão de regresso este ano, depois de dois anos de interregno devido à pandemia, tendo início já este sábado, 9 de abril, com missa e procissão.
Liliana Gorino, membro da Associação, afirma que um grupo de jovens decidiu abraçar estas Festas, para “não deixar morrer a tradição”, sendo que nestes anos de pandemia, foram complicados para a manutenção do Santuário, que foi feita por este grupo.
“Tivemos autorização, para realizar a festa, um mês antes, e entrámos em contacto com os feirantes e bem como grupos convidados”, diz Liliana Grilo, e enaltece o apoio do município, bem como da junta de freguesia.
Os feirantes regressam assim à Enxara, este ano, um pouco mais tarde, e neste momento há “metade dos acampamentos reservados”.
As Festas têm início já hoje com a procissão, precedida de missa, partindo da igreja de Ouguela, em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Enxara, num total de cerca de dois quilómetros.
A missa na Igreja de Ouguela está marcada para hoje, 9 de abril, às 20.30 horas, seguindo-se a procissão às 21 horas.
As festividades prosseguem no próximo sábado, dia 16, como uma noite de garraiada, às 21 horas; já no domingo dia 17, há missa da Ressurreição às 15 horas, às 17 horas uma tarde de garraiada e, o baile com Duo Jorge e Cália, às 21 horas.
Na segunda-feira, dia 18, às 16 horas tem lugar a missa de ação de graças e uma hora mais tarde a Procissão em Honra de Nossa Senhora da Enxara.