Campanha Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano! no “Ambiente em FM”

“Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano!” é o nome da campanha de sensibilização e educação ambiental que está a ser desenvolvida pela Águas do Vale do Tejo, do grupo Águas de Portugal.

Trata-se de um projeto piloto em parceria com os municípios de Portalegre, Borba, Fornos de Algodres e Proença-a-Nova, com o objetivo de ser alargado a outros concelhos, para firmar um compromisso de boas práticas para cuidar do ambiente e dos recursos hídricos em que todos são convidados a colaborar rumo a uma Cidadania Ambiental e Participativa.

Com esta campanha pretende-se assim diminuir a quantidade de resíduos indevidos que, diariamente chegam às ETAR’s e que dificultam os processos de tratamento das águas residuais, provocando ainda entupimentos dos esgotos devido aos resíduos.

José Janela, da Quercus adianta que, nos esgotos se encontra “tudo o que podemos imaginar, desde máscaras, pequenos objetos plásticos, toalhitas, cotonetes, cabelos, restos de comida ou óleo”. Para o ambientalista, “estes objetos não só contribuem para a degradação das infraestruturas, como dificultam os próprios processos de tratamento das águas residuais, que são essenciais para garantir uma devolução ambientalmente correta dos efluentes ao meio hídrico. O tratamento da água e dos esgotos reflete-se no preço da água, pois o preço da água incorpora o tratamento dos esgotos, ou seja, quanto mais caro for o tratamento dos esgotos e das águas residuais, mais cara vai ser a água”.

José Janela esclarece ainda sobre o que podemos, efetivamente, deitar para a sanita. “Em língua inglesa dizem que só se pode deitar os três pês: pee, poo, paper, o que traduzido literalmente é xixi, cocó e papel higiénico, mais nada”.

Mesmo os lenços de papel vão provocar entupimentos, porque “o papel dos lenços de papel não se desfaz facilmente na água, ao contrário do papel de que é feito o papel higiénico. Até os toalhetes para bebés e toalhetes higiénicos não devem ser deitados na sanita. Para além de irem entupir os esgotos, têm plásticos na sua constituição, que ao se desfazerem vão ser decompostos em microplásticos que são um grande poluente do ambiente”.

A campanha “Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano!” é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”.