Contratação de diplomados noutras áreas para o Ensino é “um retrocesso”

Duas mãos cheias não chegam para quantificar o número de professores que, no Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, no decorrer dos próximos quatro anos, irão reformar-se e, com isso, deixar a Secundária de Elvas e a Escola Básica de Vila Boim com falta de docentes: uma realidade que, por esta altura, já se verifica.

Ao todo, revela a diretora do agrupamento, Fátima Pinto, serão 18 os professores a entrar na reforma, sendo que, por outro lado, por esta altura, já faltam docentes nas áreas de Inglês, Mecânica e Eletricidade. “Temos grupos já muito carenciados, como o de Inglês, com o horário sem colocação desde outubro; noutros horários que tínhamos, como das Mecânicas e Eletricidade tivemos que distribuir por horas extraordinárias, para outros professores, porque não temos professores nessas áreas”, começa por explicar.

As lacunas dizem também respeito às áreas de Português e da Informática. “No grupo de Português, ainda tivemos colocação de professores, mas é um grupo muito carenciado, assim como o de Informática, porque é muito solicitado: são técnicos muito solicitados para empresas, em que a remuneração é muito competitiva relativamente à educação”, adianta Fátima Pinto.

No decorrer dos próximos quatro anos, um “número elevadíssimo de professores”, com idades entre os 60 e os 62 anos, irão reformar-se. “Só aqui no nosso agrupamento são 18 pessoas. É muito”, assegura.

Ao todo, na Secundária de Elvas, atualmente, falta apenas um professor de Inglês, sendo que não faltam mais, noutras áreas, dada a atribuição de mais turmas e horas extraordinárias a outros docentes.

Fátima Pinto assegura que o problema da falta de professores, que já se sente, resulta do desinvestimento, por parte do Ministério da Educação, na formação inicial de docentes. “É muito raro, num conjunto de alunos que terminem o 12º ano, ouvirmos um que diga que queira ir para a formação inicial de professores”, revela a diretora, lembrando as dificuldades que os docentes enfrentam nos primeiros anos de serviço: “isto tem a ver com o incentivo da classe profissional dos docentes, com as remunerações que são pagas, assim como com as colocações, porque os professores andam sempre com a casa às costas e, em quatro anos estão aqui, no ano de contratação, e depois vão para outro lado, que muitas vezes é do norte para o sul”.

Quanto à contratação que o Governo pretende fazer, ao nível de licenciados em áreas, que não as do ensino, para Fátima Pinto trata-se de “um retrocesso”, uma vez que estes profissionais não estão habilitados para a docência. “São pessoas que não têm o estágio, não tiraram a profissionalização, mas que vão entrar para colmatar falhas, que a educação e a contratação de professores têm”, diz ainda, lembrando que “quando se diz que qualquer é professor, não é bem assim”.

Com o final do primeiro período letivo à porta, a Fenprof estima que entre 20 a 30 mil alunos, no país, continuem sem aulas a pelo menos uma disciplina por falta de professores: um problema que está identificado e que levou já o Governo a anunciar a contratação de cerca de 34 mil profissionais, até 2030, para compensar reformas.  Com isto, o Ministério da Educação quer atrair diplomados de áreas que não a do ensino para serem formados dentro das próprias escolas e terem assim acesso à carreira docente.