Tarifas da EDP Comercial fazem subir em 90 cêntimos fatura em 2022

As tarifas de eletricidade da EDP Comercial vão subir, em média, 2,4 por cento, já em 2022, sendo que fatura da luz, para as famílias, deverá subir cerca de 90 cêntimos por mês.

O aumento, a partir de 1 de janeiro, segundo a presidente da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, acontece “num contexto de subida relevante dos preços de energia no mercado grossista”.

Ao longo de todo o ano, a EDP Comercial tenciona manter as tarifas, dando “continuidade à estratégia de estabilidade de preços que permitiu manter inalterados os preços dos clientes também em 2021, quando o mercado de energia atingiu valores recorde”.

A atualização da tarifa, segundo a EDP Comercial, deve-se à “subida continuada do custo de aquisição da energia elétrica e da atual previsão de variação das tarifas de acesso às redes a definir pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022”.

A ERSE divulga até 15 de dezembro os preços da eletricidade no mercado regulado para o próximo ano, sendo que a proposta é de uma subida de 0,2 por cento para as famílias (baixa tensão normal), com a redução das tarifas de acesso à rede (de 52,2 por cento) a atenuar a subida dos preços, devido ao custo da componente energia.