AREANATejo comemora os seus 20 anos

Constituída a 22 de novembro de 2001, por vontade dos Municípios pertencentes ao distrito de Portalegre, mas também dos Municípios de Abrantes e de Constância, e com o apoio da então AMNA (atual CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo), a AREANATejo teve e tem por objetivo primordial promover a utilização dos recursos endógenos e das energias renováveis, garantindo o desenvolvimento sustentável da sub-região Alto Alentejo.

Atualmente, são Associados da AREANATejo os 15 Municípios pertencentes ao distrito de Portalegre, a E-Redes, a CIMAA e o NERPOR – Núcleo Empresarial da Região de Portalegre.

20 anos depois e a implementação de mais de 40 projetos nacionais e europeus, é intenção da AREANATejo, no futuro próximo, dar continuidade ao trabalho de proximidade junto dos Municípios e demais beneficiários, apoiando na implementação de medidas que promovam a neutralidade carbónica, a economia circular e sustentabilidade, no horizonte 2050.

Para assinalar o seu vigésimo aniversário, a AREANATejo reformulou o seu logotipo, o qual será utilizado durante o próximo ano de trabalho, representando o ciclo de atuação da Agência. Produziu igualmente uma nova brochura (tríptico), onde se destacam os principais marcos deste percurso de 20 anos.

Ao longo dos anos, a estratégia de atuação da AREANATejo manteve-se dividida em quatro áreas temáticas (Energia, Ambiente, Mobilidade e Sensibilização/Educação Ambiental), e é sua missão a promoção da neutralidade carbónica em todos os setores de atividade, a adoção de medidas para a transição energética, o fomento da sustentabilidade energética e ambiental, o desenvolvimento de projetos que incentivem a economia circular, a promoção do desenvolvimento local sustentável, a incorporação de fontes de energia renováveis no consumo de energia, a aposta no uso eficiente de recursos, o combate à pobreza energética, o fomento da mobilidade sustentável, a adoção de medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas, o planeamento estratégico, entre outras.

Constituída por uma equipa de seis elementos, com conhecimentos e experiência em diversas áreas de especialização, a AREANATejo procura constantemente soluções energeticamente mais eficientes para os seus Associados. Embora esteja sedeada em Portalegre, colabora com diversas entidades públicas e privadas, a nível regional e nacional, identificando continuamente oportunidades e medidas de melhoria para os diversos atores com quem trabalha.

Identificados mais 91 casos Covid no Alentejo

O Alentejo regista esta sexta-feira, 19 de novembro, 91 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, na região, não foram reportados óbitos associados à doença.

Desde março do ano passado, o Alentejo registou 41.180 casos de infeção e 1.056 mortes.

Mais 2.371 casos Covid e cinco óbitos em Portugal

Portugal regista esta sexta-feira, 19 de novembro, mais 2.371 casos de Covid-19 e cinco óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1.230 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 528 doentes internados, mais cinco que ontem, 79 em unidades de cuidados intensivos (menos sete).

Desde o início da pandemia, morreram 18.300 pessoas com esta patologia em território nacional e foram identificados 1.117.451 casos de infeção. Da doença já recuperaram 1.056.880 pessoas.

Número de casos ativos de Covid-19 baixa para seis em Elvas

Sem registar esta sexta-feira, 19 de novembro, novos casos de Covid-19, é reportada hoje mais uma recuperação da doença, no concelho de Elvas.

No concelho há agora seis casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, o concelho registou 1.787 casos positivos, 29 óbitos e 1.752 altas.

Circo Nederland este fim de semana em Elvas

O circo está de regresso a Elvas. Este fim de semana, sábado e domingo, dias 20 e 21 de novembro, a família Monteiro apresenta, em três sessões, os espetáculos do Circo Nederland, no largo da feira, no Parque da Piedade.

Amanhã, há duas sessões: uma às 16 horas e outra às 21.30 horas. No domingo, a única sessão está marcada para as 16 horas.

Com um espetáculo renovado, este circo não apresenta qualquer número com animais. O recinto tem aquecimento, sendo que cumpre todas as normas de segurança e higiene legalmente exigidas.

Elvas recebe jovens no Dia Diocesano da Juventude

O Dia Diocesano da Juventude, que se assinala amanhã, dia 20 de novembro, vai ter lugar este ano na cidade de Elvas.

O padre Ricardo Lameira refere que se trata de “um dia de encontro onde os jovens vão ter uma catequese, de acordo com o tema enviado pelo Papa, seguindo-se um momento de missão e a celebração da eucaristia. A missão passa pelo porta a porta ou a visita a uma instituição. A eucaristia final vai ser presidida pelo senhor Arcebispo”.

Segundo o pároco, este dia pretende servir “de preparação para as jornadas mundiais da juventude, marcadas para 2023. Este dia é celebrado em toda a igreja universal, cada ano numa localidade diferente e com as atividades semelhantes à semana que antecede a chegada do Santo Padre a Portugal. Uma vez que Elvas vai ser uma porta de entrada para muitos jovens, em 2023, o Secretariado Diocesano da Juventude pediu ajuda às paróquias de Elvas para que, ao acolher um grupo pequeno, possa fazer a preparação necessária”.

O programa do Dia Diocesano da Juventude começa às 9.30 horas com o acolhimento, na Igreja de Santa Luzia; 10 horas – oração da manhã; 11 horas – catequese; 12 horas – almoço + missão e 15.30 – eucaristia, na Sé de Elvas.

Contrato de requalificação da zona norte da Fortificação de Ouguela já foi assinado

O Contrato de Adjudicação da Empreitada de Requalificação da Zona Norte da Fortificação de Ouguela, foi assinado esta semana, entre o município de Campo Maior, representado pelo presidente Luís Rosinha, e a SENPAPOR – Construções e Obras Públicas Lda., representada por Paulino Sendin Gutierrez.

Após a recuperação da Praça de Armas do Castelo daquela aldeia histórica e da sua envolvente, esta intervenção, segundo município “é um importante passo no sentido de recuperar este conjunto fortificado, tornando-o mais atrativo a quem o visita”.

Esta empreitada tem um valor de 179.889,26 euros mais IVA à taxa de 6%, e integra o projeto de Revitalização Patrimonial e Turística da Aldeia Histórica de Ouguela, que comporta um investimento total de 196.547,81euros, sendo que 80% dos custos elegíveis serão cofinanciados pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

Na assinatura do protocolo estiveram ainda presentes o vereador Paulo Pinheiro, o Chefe da Divisão de Obras e Urbanismo, Rui Carneiro, e o Chefe da Divisão Administrativa e Financeira, Carlos Rodrigues.

Campo Maior com mais um caso de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista esta sexta-feira, 19 de novembro, um novo caso de infeção por Covid-19, pelo que o número de casos ativos sobe para três.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 760 casos positivos, 745 recuperações e 12 óbitos.

Francisca Russo: “num mundo cheio de conflitos é preciso alertar as crianças para os seus direitos”

O Dia Internacional da Convenção dos Direitos das Crianças assinala-se este sábado, 20 de novembro, com o objetivo de promover os direitos e o bem-estar das crianças.

“Num mundo cheio de conflitos e com tanta falta de direitos temos que, junto das crianças, no sentido de formar as novas gerações, de as alertar para a existência da convenção e dos seus direitos e é isso que estamos a fazer, em colaboração com a escola, CPCJ e município”, revela Francisca Russo, presidente da CPCJ de Campo Maior.

Neste sentido, em Campo Maior está patente uma exposição facultada pelo Instituto de Apoio à Criança, sobre os direitos das crianças, em que os alunos de todos os anos de escolaridade têm trabalhado e explorado. “Depois de ver um vídeo os alunos escrevem um dos direitos, que serão integrados numa árvore exposta no exterior da escola, já que os mais pequenos colocam a sua impressão digital”.

Também na disciplina de cidadania foram trabalhados estes direitos. Francisca Russo explica que os alunos, “em colaboração com os seus familiares construíram papagaios onde foi escrito um dos direitos, que estão expostos no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro. A seu ver, o papagaio “é símbolo de infância, do brincar e de liberdade sendo este um testemunho vivo do que tem estado a ser trabalhado”.

Francisca Russo lembra ainda que o direito à educação é aquele para o qual fazem mais referência porque é necessário valorizar este direito, nem sempre isto acontece. “É extremamente importante porque, enquanto presidente da CPCJ, continuamos a ter sinalizações de crianças em absentismo escolar ou com frequência irregular, e cada vez mais tem que ser dada a devida importância necessária à educação e direito que têm que estar na escola, serem assíduos, aprenderem não só para se poderem formar enquanto cidadãos, mas também aspirar uma condição de vida melhor”.

“Continuamos a perceber que nem sempre isso acontece, não há valorização das famílias e se calhar de alguns setores da sociedade, da importância que a educação tem”, por isso Francisca Russo revela há uma célebre frase que diz “a educação é a arma para mudar o mundo e enquanto não for plena, não cumpre a sua função”.

Dia Internacional da Convenção dos Direitos das Crianças que está a ser assinalado junto dos alunos de Campo Maior.