Livro “Campo Maior no centro de um conflito internacional” apresentado em Lisboa

O campomaiorense Rui Rosado Vieira apresenta amanhã, quinta-feira, dia 21, em Lisboa, o seu mais recente livro “Campo Maior no centro de um conflito internacional, nas primeiras décadas do século XIX”.

O escritor explica que este livro pretende retratar alguns momentos históricos em que militares campomaiorenses estiveram envolvidos em conflitos internacionais, nomeadamente o facto de em 1982 existirem duas unidades militares, em Campo Maior. “Há mais de 40 anos que escrevo sobre Campo Maior e sobre este livro comecei uma pesquisa histórica, sem saber onde iria acabar, e ao procurar informação sobre a Revolução contra os franceses, durante a ocupação da área da Extremadura e encontrei que, em 1808, duas unidades militares, existiam em Campo Maior”.

Rui Rosado Vieira adianta que, “em 1810, existiram 800 militares de Campo Maior que foram enviados para Cadiz, na altura da Revolução contra os franceses, e também para Moscovo para acompanhar as tropas de Napoleão, assim como para o Uruguai lutar contra os movimentos independentistas”:

“Campo Maior era uma espécie de mega quartel”, revela ainda o escritor campomaiorense, uma vez que, “para além de militares campomaiorenses terem saído, a vila foi ocupada, durante as primeiras três décadas do Século XIX, pela proximidade com Espanha ocupada com militares de todas as nacionalidades”.

A apresentação do livro será feita pelo Tenente General Rui Manuel Clero, General Comandante-Geral da GNR e ainda com um momento musical a cargo do Grupo de Cantadores “Saias de Campo Maior”. Rui Rosado Vieira considera que este momento “tornará a apresentação mais agradável e alegre”.

A apresentação do livro está marcada para as 18 horas, no Quartel do Carmo, no Largo do Carmo, em Lisboa.