Festas do Povo são “um orgulho” para Campo Maior, diz Vanda Portela

A candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial foi aceite pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e vai ser analisada no decorrer da 16ª sessão do Comité do Património Mundial, a realizar entre 13 e 18 de dezembro, em Colombo, Sri Lanka.

Vanda Portela (na foto), presidente da Associação das Festas do Povo, considera que “este é mais um passo na candidatura que, a ser aprovada, é um motivo de orgulho para os campomaiorenses”.

Quanto à realização das Festas do Povo, a presidente da Associação garante que “a próxima edição irá decorrer quando estiverem reunidas todas as condições de segurança. Por um lado, há a grande obrigatoriedade de manter o nível em que as nossas festas já se colocaram e, por outro lado, temos que garantir a segurança de todos”.

O dossier – desenvolvido pela Turismo do Alentejo / Ribatejo, pela Câmara Municipal de Campo Maior e pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior -, recebeu agora luz verde da UNESCO para ser votado pelos membros do Comité no decorrer dos trabalhos onde vão ser avaliadas 60 candidaturas de bens e manifestações apresentadas por diferentes países.