Academia de Música de Elvas com número recorde de novos alunos

Foto: Academia de Música de Elvas

O número de novos alunos da Academia de Música de Elvas bateu, neste novo ano letivo, todos os recordes, desde a sua abertura, há 34 anos.

A inscrição de 76 novos alunos é, para o diretor desta instituição de ensino artístico, Luís Zagalo, por um lado, “um motivo de orgulho, de contentamento e realização”, mas também de desafio e responsabilidade, bem como sinónimo de uma gestão “mais apertada” do projeto da Academia de Música. “São 76 novas vidas que são depositadas nesse contexto de confiança”, acrescenta.

“Há 15 anos, o total de alunos era de 45. Só este ano, entram 76, mais os outros todos que já lá estão, o que configura, entre os alunos internos e externos, resultantes de protocolos, um universo de 500 alunos”, adianta Luís Zagalo.

O diretor pedagógico da instituição recorda que o espaço físico da Academia de Música está já muito limitado, tendo em conta a sua capacidade de resposta, embora existam muitas parcerias que permitam que as aulas de turma decorram nas escolas da cidade. “Nem todos vão à academia ter aulas (…), mas a verdade é que as paredes são as mesmas e partindo do princípio que já não é razoável, nem pedagogicamente interessante, prolongar no tempo, durante o dia, e serão de noite as aulas, nem tão pouco ao fim de semana, este espaço está esgotado”, garante.

Uma outra preocupação de Luís Zagalo continua a ser o trânsito, que se interrompe na Rua de Olivença, sempre à hora das aulas na Academia de Música. “200 carros por dia é uma coisa que já tem alguma expressão e se for uma aula de orquestra com 50 faz alguma mossa”, comenta ainda.

A oferta formativa da Academia de Música de Elvas contempla diversos instrumentos, formação musical, composição e cursos artísticos especializados, divididos por iniciação, ao nível do 1º ciclo, curso básico de 2º e 3º ciclos, curso secundário e cursos livres. Os instrumentos disponíveis para aprendizagem são acordeão, flauta, guitarra clássica, piano, violoncelo, saxofone, violeta e violino.