Maurício vence nona etapa da Volta a Portugal mas Amaro mantém camisola amarela

A batalha pela camisola Amarela da 82ª Volta a Portugal Santander vai até ao último dia, com Amaro Antunes a segurá-la, mas há quem não desista de tentar afastar o algarvio de ganhar pela segunda vez a prova. É em Viseu, este domingo, que se decide o vencedor e as diferenças fazem com que não se possa fazer festas antecipadas.

A etapa até começou de forma descontraída em Boticas, com uma simbólica homenagem a Gustavo Veloso já em andamento. O pelotão, antes da partida real, despediu-se do espanhol que, aos 41 anos, vai deixar a carreira onde sobressaem dois triunfos na “Portuguesa”.

Não sendo decisiva, esta nona e penúltima etapa ajudou a esclarecer a classificação. Rafael Reis (Efapel) começou por tentar garantir a Camisola Verde Rubis Gás dos Pontos e Bruno Silva (Antarte-Feirense) a Camisola Bolinhas Continente, símbolo de “Rei da Montanha” acabando o dia com a discussão pela Amarela, com todos os pretendentes a lançarem-se na perseguição à liderança de Amaro Antunes.

Foram apenas 145 quilómetros, mas as dificuldades foram muitas. Foi preciso esperar até à subida do Barreiro, a pouco mais de 40 quilómetros da chegada, para que W52-FC Porto e Efapel começassem a lançar foguetes. Joni Brandão andou na frente até bem perto da meta, depois de atacar na cabeça de corrida onde estavam os principais rivais de Amaro Antunes. João Rodrigues também esteve destacado, mas não aguentou na Senhora da Graça. A Efapel jogou com o trio Frederico Figueiredo, António Carvalho (andaram na frente, mas juntaram-se depois a Amaro Antunes) e Maurício Moreira.

No fim, tudo se decidiu com vantagem para Moreira que ganhou oito segundos a Amaro Antunes. Todos os dias o uruguaio tem conseguido diminuir a diferença para a concorrência. Depois deste dia trepou para segundo da geral, a 42 segundos da Camisola Amarela Santander de Antunes.

Viseu vai concluir este domingo, pela sétima vez, a Volta a Portugal. O contrarrelógio de 20 quilómetros é um terreno praticamente plano, que potencia os mais especialistas nesta vertente. O primeiro ciclista a partir será Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), às 15h23. Até ao top 10 haverá partidas de minuto a minuto e o derradeiro corredor na estrada será o Amarelo Amaro Antunes, que a partir das 17 horas vai tentar chegar à segunda vitória consecutiva na Volta. Ganhou em 2021 a Edição Especial da competição.