Diácono Tiago Carlos: “Sinto-me realizado”

Cerca de dois meses depois de ter sido ordenado diácono, o elvense Tiago Carlos (na foto) exerce as suas funções com o Cónego José António Morais Palos, nas paróquias de Nossa Senhora da Vila e Nossa Senhora do Bispo, São Mateus e São Geraldo, no concelho de Montemor-o-Novo.

Tiago Carlos refere-nos quem “tem sido uma experiência boa e que a maior mudança é deixar de exercer tanto o papel de aluno e começar a ter já alguma autonomia”. O próximo passo na sua vida religiosa é a nomeação como pároco: “o período de diácono decorre no mínimo durante seis meses para que possa preparar a ordenação enquanto padre que é um serviço mais concreto e com um atendimento mais especifico. O facto de estar a viver com um padre é um descanso porque estou a aprender com alguém que tem mais experiência”.

Tiago Carlos tem 27 anos, aceita que “não é muito normal” um jovem enveredar pela vida religiosa mas garante que “os amigos aceitaram muito bem porque percebem que me sinto feliz e realizado”.

Optar por uma vida religiosa leva a muitas mudanças na vida de um jovem. Tiago Carlos refere que quando tomou esta decisão teve que perceber que “a paróquia em que estiver vai ser sempre uma prioridade”.

Tiago Carlos, além das funções de diácono, foi recentemente nomeado diretor adjunto dos departamentos da Pastoral das vocações e da Pastoral dos Jovens.