Primeiros resultados dos Censos 2021 apresentados no próximo dia 28

O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta, já na próxima quarta-feira, dia 28 de julho, os primeiros resultados XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021.

Segundo o INE, a operação contou com 99,3% das respostas da população através de canais digitais, tendo a fase de recolha dos Censos decorrido entre os dias 5 de abril e 31 de maio. Na estrutura de recolha dos Censos 2021 estiveram envolvidas cerca de 15 mil pessoas.

Entre o total dos 99,3% de respostas digitais, o meio mais utilizado foi o do acesso direto das famílias ao website (87,5%), seguindo-se as respostas com recurso à aplicação móvel do recenseador (7,7%) e, finalmente, o preenchimento dos questionários nos ‘ebalcões’ localizados nas Juntas de Freguesia (4,1%).

A resposta expressiva pela Internet “contribuiu decisivamente para que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país, ditado pela pandemia da Covid-19”, revela o INE.

Aapesar do contexto pandémico e da elevada complexidade de todo o processo, “o sucesso desta operação censitária é inseparável do elevadíssimo nível de adesão por parte dos cidadãos, o qual, por sua vez, resultou do enorme empenho de todos os que apoiaram, divulgaram e participaram nestes Censos 2021”, garante ainda o INE.

Os resultados dos Censos 2021 que serão apresentados no próximo dia 28, informa o INE,  “têm ainda um carácter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha e divulgados antes do final de todo o processo de tratamento e validação da informação recolhida”.