Estudo para a Recolha Seletiva de Biorresíduos apresentado em Campo Maior

O “Estudo para a Recolha Seletiva de Biorresíduos do Município de Campo Maior” é apresentado hoje, no Centro Cultural de Campo Maior, a partir das 16.30 horas.

Trata-se de um estudo desenvolvido pela empresa Enhidrica, sobre a recolha de biorresíduos, no concelho. Este estudo, como revela o vereador no município campomaiorense, Luís Rosinha, “é uma apresentação acerca do que são os biorresíduos, que são os resíduos de jardinagem e os restos da nossa alimentação, e que os países membros da União Europeia, assumiram que até dezembro de 2023, este tipo de resíduos têm de ser recolhidos de forma diferenciada dos restantes resíduos”, uma vez que segundo alguns estudos, adianta Luís Rosinha, “cerca de 25 % a 30% do lixo indiferenciado que produzimos, pode ser desviado de aterro, com esta separação dos biorresíduos”.

Com recurso a financiamento do Fundo ambiental, o município de Campo Maior apresenta assim, “aquele que será o estudo, numa sessão preliminar, que pretende implementar ao nível da recolha destes biorresíduos”, que segundo Luís Rosinha, poderá passar “pela recolha porta a porta, o que poderá ser o futuro, tendo como data limite de implementação, 31 de dezembro de 2023”.

“Nós temos mantido uma preocupação, principalmente com o serviço de recolha e mostramos a preocupação em fazer mais e melhor, neste processo” diz o vereador no município de Campo Maior, considerando que “este é mais um passo para que a recolha diferenciada, dentro de poucos anos, seja uma realidade no nosso país”.

A apresentação é pública, e acontece em formato misto, ou seja, no Centro Cultural de Campo Maior, e online, através do seguinte link: meet.jit.si/campomaior