A Psicomotricidade e a criança abordados nos Elvas Mais Solidária

A Psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal que promove a capacidade da criança ou jovem agir consigo mesmo, com o outro e com os objetos e o mundo ao seu redor.

Na edição desta semana do programa Elvas Mais Solidária, Raquel Guerra (na foto), presidente e psicomotricista na APARSIN, desconstrói a palavra psicomotricidade: “psico – aborda as competências a nível cognitivo e emocional que o psicomotricista trabalha de forma indissociável; a motricidade claramente são as competências motoras de um corpo em movimento que expressa aquilo que sente e pensa e a idade representa o público alvo com que o psicomotricista trabalha, que pode ser desde a criança ao idoso”.

Sendo as crianças uma faixa etária que aprende, sobretudo, através das experiências corporais, o psicomotricista assume aqui um papel muito importante no acompanhamento da criança em tenra idade, como explica Raquel Guerra: “todos nós sabemos que há uma janela de aprendizagem muito grande, dos 0 aos 6 anos. Uma vez que a criança aprende através do brincar e através do corpo, o psicomotricista, que trabalha através do corpo, é o terapeuta especializado para estimular de forma harmoniosa estes padrões da criança”.

A Psicomotricidade pretende que a criança ou jovem tenha consciência e controlo do próprio corpo, domínio do equilíbrio, bem como capacidade de comunicação e exteriorização do pensamento.

A importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil é o tema da edição desta semana do programa Elvas Mais Solidária, com Raquel Guerra, presidente e psicomotricista na APARSIN.