“Não há uma idade para recomeçar”, diz Fátima Lopes na apresentação do novo livro

“Encontrei o amor onde menos esperava” é o nome do novo livro de Fátima Lopes que foi apresentado este domingo em Campo Maior.

A autora do livro e apresentador de televisão, Fátima Lopes, referiu à Rádio Campo Maior que “este livro mostra que não há uma idade para recomeçar. É importante começarmos sempre um novo caminho quando não estamos felizes onde estamos ou quando não atamos a ser tratados como nós merecemos. E este livro retrata precisamente isso. Uma pessoa que deu uma grande reviravolta na sua vida e começou do zero”.

A personagem principal deste livro, a Sofia, ruma ao Alentejo para começar do zero e grande parte deste romance acontece precisamente em território Alentejano. “Encontrei o amor onde menos esperava” não se refere apenas a uma relação com uma segunda pessoa. Mas sim encontrar o amor próprio e, ao mesmo tempo, a autora acaba por retratar o carinho que sente pela região. “Eu gosto muito do Alentejo. Toda a gente sabe. Passo a vida a falar disso e a falar daquilo que estas terras me transmitem. Vir ao Alentejo é uma espécie de rejuvenescimento, nem que sejam apenas por 24 horas”.

Escrever este novo livro tornou-se também num rejuvenescimento para a autora. “À medida que eu ia construindo esta Sofia eu também arrumava coisas dentro de mim. Sempre que construímos uma personagem e lhe damos vida, temos que parar para fazer reflexões. Ao fazer reflexões sobre a Sofia, fazia também sobre mim”, referiu-nos Fátima Lopes.

O comendador Rui Nabeiro falou à Rádio ELVAS sobre Fátima Lopes garantindo que existe “uma relação de amizade entre os dois. É uma senhora que eu me habituei a gostar porque ela também gostou muito da minha forma de estar nas entrevistas. Recebemos amizade e carinho de uma parte e da outra, algo que só temos que conservar e reforçar”.

Rui Nabeiro deixou uma mensagem a Fátima Lopes, considerando-a “uma pessoa inteligente e que sabe esperar. Das palavras que ouvi dela percebi que ela está a saber esperar pela hora certa para fazer alguma coisa”.

João Muacho, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, mostrou-se “orgulhoso por Fátima Lopes ter escolhido Campo Maior, pela segunda vez, para apresentar um livro da sua autoria. E esperamos que não hajam duas sem três”.

No final da apresentação, decorreu uma sessão de autógrafos por parte da escritora e apresentados Fátima Lopes. O livro “Encontrei o amor onde menos esperava” está à venda, em Elvas, na papelaria Nova Elvense.

Dinossauros “invadiram” o El Faro

O Centro Comercial El Faro, em Badajoz, tem patente, até dia 29 de Junho, uma exposição de dinossauros.

Distribuídas pelo centro comercial, cinco figuras de grande porte fazem as delícias dos amantes destas espécies.

Alentejo regista mais oito casos de Covid-19

A região Alentejo regista este domingo, dia 20, mais oito casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 30 630 infetados e 972 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Portugal regista mais três mortes e 941 casos de infeção

Portugal registou, nas últimas 24 horas, três mortes, 941 novos casos de infeção e a recuperação de 365 doentes.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.065 mortes, 865.050 casos de infeção e 818.805 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Número de novos casos Covid diminuiu na Estremadura espanhola

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 37 novos casos de Covid-19 e a recuperação de 20 pessoas, não havendo mortes a lamentar

As autoridades de saúde registam este domingo, dia 20, 17 pessoas internadas, duas nas Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 14; Llerena – Zafra, 1; Mérida, 14; Don Benito, 4; Cáceres, 1 e Coria. Navalmoral de la Mata e Plasencia não registam novos casos de infeção.

Escola Agrícola de Vendas Novas com candidaturas abertas para dois cursos técnicos

EscolaAgricolaVendasNovasA Escola Agrícola D. Carlos I, de Vendas Novas, tem inscrições abertas para os cursos técnicos de agropecuária e vitivinícola. A formação destina-se a jovens com o 9º ano concluído, tem a duração de dois anos e meio e confere equivalência ao 12º ano.

“Temos a intenção de começar, em setembro, duas turmas: uma de técnico de agropecuária e outra de técnico vitivinícola”, revela o diretor do estabelecimento de ensino, Rui Soares, que ainda que os dois cursos “são englobados na lei da base da aprendizagem do Instituto de Emprego e Formação Profissional, do qual a Associação Técnico-Profissional D. Carlos I é a entidade externa”.

Qualquer um dos cursos vai permitir que, no final da formação, os jovens sejam detentores do cartão de aplicadores de produtos fitofarmacêuticos. “Existe também a possibilidade dos jovens ficarem com o cartão de tratorista de categoria 3”, adianta Rui Soares.

Ao contrário do que acontece em outras escolas de ensino profissional, em que a formação prática é tida como um estágio, na Escola Agrícola D. Carlos I é estabelecido um cronograma “no qual existem, alternadamente, semanas em formação em centro e semanas em contexto de trabalho”. “É mais motivante para os jovens, mas também para as empresas que acolhem os nossos formados”, garante o diretor.

Os interessados em ingressar num destes dois cursos, podem aceder à ficha de inscrição no site da escola, ou visitando as instalações da instituição, na Quinta do Pessegueiro, em Vendas Novas.

A escola dispõe de alojamento e refeitório nas suas instalações, sendo que os alunos recebem bolsa de formação, subsídio de alimentação e de alojamento ou transporte.

Campo Maior mantém situação epidemiológica

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, o concelho de Campo Maior não registou novos casos de Covid-19, pelo que se mantém um ativo.

Campo Maior já registou 655 casos de infeção, sendo que 643 já recuperaram e 11 pessoas perderam a vida.

Edição especial da Ecuextre terminou este domingo

Os campeonatos de Salto e Doma Clássica encerraram a edição deste ano da Ecuextre que decorreu entre 3 e 6 deste mês e de 18 a 20, em Badajoz.

Esta edição que se desenvolveu ao longo de várias semanas, contemplou uma programação extensa, onde foi possível disfrutar do mundo do cavalo em vários concursos, bem como masterclasses.

A Ecuextre 2021 foi uma Feira do Cavalo e do Touro, especial, pelo seu amplo programa e o seu desenvolvimento, em grande parte, no exterior. Outra das apostas foi o ambiente de lazer do qual foi possível disfrutar, atraindo público e aficionados espanhóis e portugueses.

Esta feira continua a ser um marco perfeito para o desenvolvimento de uma atividade comercial internacional entre compradores de diferentes países e ganadeiros da região, que puderam ter um primeiro contacto, em diversos dias, através de videochamada ou de forma online.

Pela Ecuextre passaram os melhores exemplos de Raça Pura Espanhola num concurso de categoria três estrelas, Raça Pura Lusitana e Hispano-árabe que participaram nos concursos morfológicos, que decorrem entre os dias 3 e 6 deste mês.

Nesse evento, Ureña FM, de Yeguada Batán, destacou-se como “Campeão Ecuextre 2021”; Jerez Emita SB, de Yeguada Ermita de San Bernardo como “Campeão Ecuextre 2021” e Hermanos Vara Muñoz Castillas como “Melhor Criador de Gado Ecuextre 2021”.

O VI Prémio Ecuextre foi atribuído àEscola de Taquromaquia de Badajoz, onde foi dado reconhecimento a personalçidades e entidades relacionadas com a difusão dos valores equinos e taurinos.

Nas pistas, o público pôde contemplar as habilidades dos participantes do Dressage, Show Jumping e II Concurso Internacional de Equitação Profissional onde José Rodríguez Cívico foi proclamado campeão, montando JALEO.

Na Taça Ibérica de Enganche houve uma grande participação, que terminou com o ouro para Emilio Jesús Domínguez Becerra, a segunda posição de Juan Carlos Marrufo Rivera e Ángel Manuel Domínguez Becerra ocupou o terceiro lugar.

A Feira do Touro e do Cavalo, Ecuextre 2021 terminou com a cerimónia de entrega de prémios aos cavaleiros do Campeonato Extremadura de Adestramento, CDN ** e do Campeonato Extremadura de Salto e Salto com póneis.

A Ecuextre teve um grande sucesso de participação, tanto de profissionais como de visitantes, que respeitaram todas as medidas de segurança impostas para o bom desenvolvimento da atividade da feira.