Diferença entre AVC, enfarte e trombose no De Boa Saúde

DrPintaoCarlosFalcato.jpgEm Portugal, 25,5% da população não sabe que Acidente Vascular Cerebral (AVC) e enfarte não são a mesma patologia. Dos 77% que afirmam saber que não são a mesma coisa, 25,5% não sabe destacar a diferenças e os sintomas de cada um.

Na edição desta semana do programa De Boa Saúde, o médico Pintão Antunes explica, que “o AVC é um acidente que ocorre no cérebro e pode ser de dois tipos: o isquémico e o hemorrágiso. No primeiro, o vaso fica obstruido por um trombo e no segundo há uma hemorragia que leva à morte”.

Por outro lado, o enfarte acontece quando “um trombo se instala na artéria coronária, ou seja no coração. O enfarte pode ser fulminante ou não, de acordo com o tamanho do trombo”.

Em Portugal, as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte. Estas doenças afetam o coração, os vasos sanguíneos e diferentes órgãos, mas são o enfarte agudo do miocárdio (no coração) e o Acidente Vascular Cerebral (no cérebro) os principais responsáveis pela elevada mortalidade.

A diferença entre estas patologias está em destaque na edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir hoje às 19.30 horas.