Plantação de espargos biológicos em Elvas

DSC_1672João Marques (na foto) é um elvense que desde cedo saiu da cidade para estudar e fazer a sua vida. Com a morte do seu pai, decidiu regressar para tomar conta dos bens que lhe foram deixados. Uma casa no campo, de grande dimensões, e  algum terreno destinado à agricultura.

João Marques, em conjunto com os filhos, decidiu “apostar no turismo rural, uma vez que a casa tem dimensões consideráveis dispondo de novo quartos e mais um apartamento à parte com um quarto. Tratámos de toda a papelada e  avançámos com o projeto. No entanto, deparámo-nos também com um terreno destinado à agricultura. Decidi informar-me,, porque de agricultura percebo pouco, e pareceu-me que o cultivo de espargos biológicos seria uma boa aposta”.

DSC_1676No entanto, a pandemia e o encerramento dos restaurantes veio dificultar o negócio. “O ano de 2019 ficou marcado pelo aparecimento de muitos restaurantes vegetarianos e vegan, sobretudo na zona de Lisboa, e para nós foi muito bom”. Por outro lado, João Marques considera que “o país não está preparado, em termos económicos, para o consumo de produtos biológicos. São muito bons mas representam um sacrifício para algumas famílias”.

A Quinta da Fortaleza, situada entre as Casas Novas e São Romão, dispõe de turismo rural e de uma plantação de espargos que podem sem entregues ao domicilio na zona de Elvas.