Ministro Capoulas Santos amanhã nos 25 anos da Cersul

Capoulas_SantosO ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural vai estar presente, amanhã terça-feira dia 19, em Santa Eulália, no concelho de Elvas, para presidir à cerimónia comemorativa dos 25 anos da Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul, S.A.. A cerimónia está marcada para as 12 horas e tem lugar nas instalações da empresa, nos silos de Santa Eulália.

A Cersul foi fundada em dezembro de 1990, sendo o comendador José Luís Rasquilha um dos grandes impulsionadores do agrupamento, de que foi, durante quase 25 anos, seu presidente do conselho de administração. Por essa razão, este empresário ligado à agricultura e à agroindústria nos concelhos de Elvas e Campo Maior, vai ser homenageado na sessão de amanhã.

A Cersul tem quase duas centenas de associados, produtores de cereais e milhos, localizados nos distritos de Portalegre, Évora, Santarém e Beja, com um volume de negócios anual de 18 milhões de euros.

Os produtores da Cersul praticam uma agricultura sem o recurso de pesticidas e um reduzido uso de fertilizantes, razão pela qual são fornecedores de empresas de alimentos para bebés e crianças, além de vendedores de lotes de trigo mole de grande qualidade, para corrigir e melhorar vários produtos da indústria da panificação.

A Cersul tem capacidade de armazenagem de 65 mil toneladas de cereais e milho: 22 mil em Santa Eulália, 14 mil em Elvas, 14 mil em Fronteira e 15 mil em armazéns de associados, o que possibilita armazenar toda a produção anual dos associados do agrupamento.