Portugal com taxa de abandono escolar de 10,6 por cento

AnaDiasO abandono escolar é um processo no qual um estudante se desinteressa pelo sistema educacional e deixa de frequentar a escola.

São poucos os casos em que o aluno que abandona a escola está motivado e tem bons resultados. Na maioria dos casos, “o abandono escolar está relacionado com reprovações, causas de ordem familiar, aborrecimento ou até problemas financeiros, como nos referiu Ana Dias (na foto), assistente social no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

O abandono escolar pode trazer consequências muito graves na formação social e pessoal de cada jovem: “prejudica a produtividade da nação e vive-se num fenómeno de desclassificação social porque não são alunos nem são trabalhadores, não são crianças nem são adultos, as instituições não se responsabilizam pela sua formação mas eles ainda não se podem responsabilizar pela sua vida”.

De acordo com a assistente social, por norma, “os alunos que abandonam a escola vivem nas periferias das cidades ou zonas rurais e apresentam ausência de ambição no mundo do trabalho”.

Portugal apresentava, o ano passado, uma taxa de abandono escolar de 10,6 por cento, ocupando a 21ª posição da União Europeia.

O abandono escolar é o tema desta semana da rúbrica Elvas Mais Solidária, com Ana Dias, assistente social no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.