O pâncreas em destaque no “De Boa Saúde”

DrPintaoCarlosFalcato.jpgO pâncreas é um órgão que produz enzimas envolvidas na digestão e é também responsável pela produção de hormonas como a insulina, fundamental no metabolismo.

O médico Pintão Antunes explica que este “é um órgão muito pequeno, que se localiza atrás do estômago, e é muito importante no corpo humano”. Produz insulina, que “é fundamental para uma pessoa viver, para além disso tem hormonas que são importantes para a digestão de alimentos, com proteína, gorduras, entre outras”.

Quando este órgão não funciona corretamente podem surgir doenças como diabetes, problemas digestivos, inflamação ou cancro.

Pintão Antunes explica ainda que “quando uma pessoa fica com uma cor amarela, é sinal de algo está mal com o pâncreas, e convém de imediato ir a um médico, que fará um diagnóstico para perceber se é uma pancreatite, do pâncreas, vesícula ou fígado”.

O pâncreas é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, para ouvir na emissão, às 19.30 horas.