Dia Mundial da Rádio assinala-se este sábado

Rádio-1O dia 13 de fevereiro é celebrado como Dia Mundial da Rádio, depois de ter sido proclamado pelos Estados-membros da UNESCO em 2011 e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012.

A data foi escolhida para comemorar o lançamento da Rádio das Nações Unidas em 1946 e oferece uma oportunidade anual para celebrar a rádio e o impacto que tem no mundo.

As celebrações de 2021 têm três subtemas: evolução, inovação e contacto. O objetivo é demonstrar importância da rádio enquanto meio de divulgação de informação a baixo custo. É também um meio de comunicação que consegue alcançar populações mais remotas e marginalizadas, por vezes até mesmo em caso de catástrofe. Assim, a rádio consegue assegurar direitos como a liberdade de expressão e pensamento, promovendo a diversidade.

Pretende-se ainda sensibilizar os decisores políticos para disponibilizarem informação através da rádio e promoverem a cooperação internacional entre emissoras.

A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.