Papel do enfermeiro na prevenção de comportamentos aditivos no “Elvas + Solidária”

Carla TemudoAo longo dos últimos programas “Elvas + solidária” temos vindo a falar sobre a questão dos comportamentos aditivos e dependências e a sua prevenção, nas várias valências do CRI de Elvas.

Esta semana, Carla Temudo, enfermeira especialista no CRI de Elvas, explica que têm existido mudanças nos cuidados de saúde e no papel que o enfermeiro desempenha, que passou a ser mais interventivo. “A prática do enfermeiro é socialmente complexa e contraditória, e é premiada por mitos e símbolos associados à profissão, mas é preciso distinguir o saber fazer, conhecimento e o saber estar, que é fundamental nesta área dos comportamentos aditivos”.

A equipa de prevenção do CRI do Norte Alentejano, é uma equipa que atua a nível distrital e todos os seus membros trabalham não só na prevenção, mas também nas diversas missões que o CRI tem, como “tratamento, minimização de riscos e danos e reinserção. As ações de intervenção realizam-se junto de parceiros e comunidade, escolas, serviços públicos, estabelecimentos prisionais, CLDS e projetos municipais”.

Carla Temudo explica que o SICAD (Serviço Intervenção de Comportamento Aditivos e Dependências), enquanto entidade responsável por esta área, “tem vindo a sensibilizar para os riscos que este tipo de comportamentos possa ter em maior dimensão, com o novo confinamento, e criou uma história, de livre acesso, dirigida à covid-19 e riscos associados a comportamentos aditivos”, onde se “apela a dinâmica familiar e leva ao pensamento sobre as preocupações e conquistas com o progressivo regresso a normalidade”. Esta história vem juntar-se às nove histórias que fazem parte do programa de prevenção universal “Eu e os outros”.

A enfermeira no CRI de Elvas explica que baseia na “exploração de narrativas de forma interativa, em que os jogadores assumem o papel principal, enquanto gerem situações do dia-a-dia, de um grupo de amigos entre os 13 e 19 anos, com temas como: adolescência, sexualidade, comportamento alimentar, exercício físico e saúde, e bulliyng. Esta história “não tem respostas nem certas nem erradas, apenas quer gerar reflexões e conversas que ajudem a lidar melhor com os riscos e exigências da realidade que é comum a todos”, diz Carla Temudo.

A história está disponível no website www.sicad.pt. Já o Centro de Respostas Integradas, em Elvas localiza-se no Largo de São Domingos.

A importância do enfermeiro e a sua atuação na prevenção de comportamentos aditivos e dependias é o tema desta semana do “Elvas mais solidária”, com Carla Temudo, enfermeira especialista no CRI de Elvas, para ouvir na emissão, ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.