Feira dos Mayores: idosos reencontram-se na IFEBA depois da pandemia

Até domingo, 13 de março, os pavilhões da IFEBA, em Badajoz, enchem-se de atividades, de todos os géneros, e de stands, do mais variado tipo de comércios, para divertir e ocupar os Mayores: aqueles que, durante a pandemia, foram os mais prejudicados, quer pela doença, quer pelo próprio isolamento.

E é por isso mesmo que o alcaide da cidade pacense, Ignacio Gragera, descreve este certame, inaugurado ao início da tarde desta quinta-feira, dia 10, como o evento do “reencontro”, recordando que esta foi a primeira feira a ter sido cancelada, há dois anos, depois do eclodir da pandemia. “Para nós é muito importante poder recuperar esta feira, que tem muitas atividades e na qual se procura ajudar os mais velhos a aprender em setores difíceis para eles, como é o tecnológico”, acrescenta.

Para além de todos os motivos de atração que levam os mais velhos até esta feira, como bailes, atividades desportivas, culturais e de lazer, Ignacio Gragera revela que, até domingo, e de forma gratuita, os idosos vão poder ter acesso, entre outros, a cuidados de saúde, bem como a serviços de cabeleireiro. “Todos aqueles que aqui venham vão ter acesso a serviços que são importantes para a sua saúde, como a serviços relacionados com a mobilidade e a ortopedia”, adianta o autarca.

A feira, diz ainda Gragera, “abarca todos os âmbitos”. “É um orgulho realizar esta feira mais um ano”, remata, recordando que esta é já a sua 23ª edição.

Presente na inauguração do evento, em representação do Município de Campo Maior, esteve a vereadora São Silveirinha, que confessa ter intenção de replicar, na vila, ainda que de uma forma mais modesta, o certame, no mês de outubro, em que se faz, habitualmente, a festa dedicada aos idosos do concelho.

Campo Maior tem um grande destaque nesta feira, em Badajoz, ou não estivesse representada nela uma rua florida, numa alusão clara às tão famosas Festas do Povo. Para a vereadora, é “uma honra” que as festas e todo o trabalho a elas associado sejam valorizados por quem organiza o certame e quem, por outro lado, procura aprender a fazer as flores de papel.