Comportamentos aditivos e dependências no “Elvas + solidária”

Lina Alexandre Cri ElvasO CRI- Centro de Respostas Integradas do Norte Alentejano é uma estrutura pública, sob alçada das Administrações Regionais de saúde e executam ações no âmbito dos cuidados de saúde especializados, na problemática dos comportamentos aditivos e dependências.

Lina Alexandre, coordenadora da prevenção e intervenção do CRI do Norte Alentejano, explica que a nível distrital existem duas equipas de tratamento, em Portalegre e em Elvas. Estas equipas são “Unidades de intervenção global que prestam cuidados globais nas dependências, às pessoas com esta patologia e  familiares envolventes, prestando este tipo de cuidado em regime de ambulatório, individual, em grupo ou com a família; tendo uma atividade muito centrada na área de prevenção de comportamentos aditivos e dependências”. Já o CRI comporta quatro áreas de atuação: “prevenção, tratamento, redução de riscos e minimização de danos.”

Os comportamentos aditivos e dependências “são determinado tipo de comportamento adotado pelas pessoas, para se sentirem confiantes está relacionado com lacunas relacionadas com a sua personalidade”. Atualmente, e como explica Lina Alexandre, “este tipo de comportamentos não dizem apenas respeito a drogas ou álcool, estão também relacionados com sexo, jogo, compras, uso de internet exagerado ou abusivo, entre outros.

Lina Alexandre adianta ainda que “o comportamento aditivo é a procura incessante do prazer e este é um problema muito preocupante porque a pessoa não o reconhece como sendo efetivamente um problema, considerando que consegue sempre controlá-lo”.

A coordenadora da prevenção e intervenção do CRI do Norte Alentejano explica como são acompanhadas as pessoas com este tipo de comportamentos. A pessoa pode ser encaminhada por uma instituição, ou dirigir-se a este Centro de forma livre e espontânea onde são acompanhadas desde o primeiro momento”. Inicialmente é feita “uma avaliação diagnóstica, para perceber as patologias que tem, quais as pessoas que estão próximas de si, quais os apoios que as pessoa precisa, a nível económico ou social; e este levantemanto é feito e a partir de uma equipa técnica e multidisciplinar, que intervém na resolução dos problemas da pessoa, a vários níveis”. O objetivo é sempre “acompanhar a pessoa desde a primeira instancia até à sua reinserção na comunidade”.

Os comportamentos aditivos e dependências são o tema desta semana do programa “Elvas mais solidária”, com Lina Alexandre do CRI do Norte Alentejano, para ouvir, na emissão, ao meio dia e meia e Às 16.30 horas.