Pé de atleta em destaque no “De Boa Saúde” desta semana

DrPintaoCarlosFalcato.jpgVerão e calor são sinónimos, muitas vezes, de um maior risco de infeções dos pés, de elevado grau de contágio, como é o caso do pé de atleta.

O pé de atleta, como explica o médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, é uma micose, provocada por fungos. Quando não tratada, a infeção pode alastrar-se a outras partes do corpo, como mãos, unhas e tornozelos. Pintão Antunes adianta que o tratamento do pé de atleta é simples, feito com antimicóticos.

Quanto a sintomas, quem sofre de pé de atleta, tem comichão ou sensação de queimadura, vermelhidão, inflamação, bolhas, pele muito seca, gretas ou fissuras na palma do pé, entre os dedos e/ou calcanhar, cheiro desagradável e pele da sola mais grossa e esbranquiçada. Já o contágio é feito através do contacto direto com a pele infetada ou através do toque em superfícies ou objetos contaminados.

Estima-se que cerca de 15 a 25 por cento da população tem pé de atleta, pelo menos, uma vez na vida. A doença ganhou o nome por ter maior incidência nos desportistas e nas pessoas que, com maior regularidade, frequentam balneários, piscinas e chuveiros públicos.