358 anos da Batalha das Linhas de Elvas comemoram-se hoje

14Janeiro2015.jpgO ponto alto das comemorações dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorre hoje, sábado dia 14, feriado municipal de Elvas.

O programa deste dia teve início pelas 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro, seguindo-se, no Sítio dos Murtais, a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e Cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10.30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.

As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11.30 horas, com a participação de várias forças de segurança e militares, apeados e a cavalo, bem como viaturas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

A partir das 18 horas, na Igreja da Sé, realiza-se o Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro, terminando o programa comemorativo com o tradicional concerto da Orquestra Ligeira do Exército (OLE), no Cineteatro Municipal, pelas nove e meia da noite.

Neste dia, a Banda 14 de Janeiro comemora 62 anos. Do programa faz parte o hastear das bandeiras, pelas 9.45 horas e a tradicional feijoada, pelas 19 horas.

As comemorações dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas encerram a 28 de janeiro.