O “Festival A Salto” tem início hoje, dia 29 e decorre até dia 31 deste mês em Elvas.
O festival tem início hoje, dia 29, com uma exposição de desenho Assunto Delicado na Torre Fernandina, a partir das 18 horas. Pelas 21 horas, realiza-se a iniciativa Videoart, a arte do não-retrato, na Loja Trival, das 21 horas à meia-noite.
Pelas 22 horas, realiza-se o teatro de sombras intitulado Muralha mãe na Sede da Arkus e às 22.30 horas há música vídeo com Sampladélicos no Mercado Casa das Barcas .
Cátia Terrinca, da organização, explica no que consiste: “nós estamos a pensar nele desde janeiro deste ano, e temos vindo a ter várias conversas com pessoas aqui de Elvas, com associações e com os cafés, no sentido de desenvolver uma proposta mais completa possível. Acabámos por decidir, em conjunto, que o festival vai acolher vários projetos artísticos, cerca de 15 de artistas nacionais, internacionais e aqui da região. Estes projetos vão ganhar corpo dentro da cintura muralhada, que não costumam ter protagonismo na cidade”.
O festival abrange diversas áreas e conjuga-as entre elas: “a nossa premissa foi escolher objetos artísticos que sejam transdisciplinares, ou seja, é teatro mas tem uma nova roupagem/um novo olhar; ou é desenho mas se calhar parece-se mais com instalação; ou é um filme mas a música é feita ao vivo; enfim, objetos criativos desse ponto de vista e coloca-los em sítios que estão um pouco esquecidos no dia-a-dia das pessoas”.