Lar e Centro de Dia de Degolados foi hoje inaugurado

LarDEgoladosO novo Lar e Centro de Dia de Degolados, no concelho de Campo Maior, foi inaugurado este sábado, dia 25.

A cerimónia contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que nos referiu que “este equipamento está ao nível do melhor que conheço no país”.

“Tenho acompanhado a estratégia da câmara de Campo Maior, ao nível da educação e da coesão social e nesse sentido o equipamento resulta também do trabalho desenvolvido entre todos”, sublinhou.

Hélio Cirilo, Presidente da direção do lar, mostrou-se muito satisfeito com esta inauguração: “foi uma alegria enorme chegar a este ponto de finalização e ver que tudo correu bem”.

Para Amélia Nabeiro, presidente da Assembleia Geral do Lar e Centro de Dia, “melhor era impossível. Esta casa hoje existe devido aos fundadores da antiga instituição que começaram com um pequeno Centro de Dia”.

LarDEgolados3Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, referiu que este espaço vem aumentar “a taxa de cobertura da vila em termos sociais”. 

O Comendador Rui Nabeiro também marcou presença na cerimónia de inauguração e referiu-nos que “este elemento fazia falta à região e ao concelho. Agora o essencial é trabalhar e manter este espaço”.

O Novo Lar e Centro de Dia de Degolados é um equipamento dotado das mais recentes tecnologias e comodidades, que vão proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os seus utentes.

Roberto Grilo, presidente da CCDR Alentejo, considera esta obra “muito importante. Demos mais um passo na concretização no trabalho que tem sido desenvolvido entre as autarquias, a Segurança Social e o Programa Operacional Regional”.

LarDEgolados2João Carlos Laranjo, diretor da Segurança Social do distrito de Portalegre, garante que “as antigas instalações já não conseguiam dar resposta às necessidades dos utentes e em boa hora o município de Campo Maior abraçou este projeto”.

No total foram investidos cerca de um milhão e setecentos mil euros, dos quais 85% foram comparticipados por fundos comunitários de apoio ao investimento (INAlentejo) sendo que os restantes 15%, correspondentes à contrapartida nacional, foram suportados em partes iguais pelo Lar e Centro de Dia de Degolados e pela Câmara Municipal de Campo Maior.

O novo Lar e Centro de Dia de Degolados tem capacidade para mais de 40 utentes.