Conservação da águia-caçadeira em debate esta quarta-feira em Campo Maior

O Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO/BIOPOLIS), da Universidade do Porto, no âmbito do projeto “Searas com Biodiversidade: Salvemos a Águia-Caçadeira”, promove esta quarta-feira, 18 de janeiro, em Campo Maior, uma reunião alargada com especialistas internacionais da águia-caçadeira e com diferentes interlocutores nacionais.

Este encontro, a decorrer no Centro Cultural da vila, tem como objetivo debater o estado de conservação da espécie em Portugal e identificar possíveis estratégias de conservação a implementar, visando a manutenção ou incremento da população reprodutora do país.

Foi para contribuir para “o aumento da sustentabilidade das searas e compreender melhor o papel das searas na biodiversidade das aves”, segundo explica um dos responsáveis pelo projeto, o professor João Paulo Silva, que “Searas com Biodiversidade” surgiu, resultando de uma junção de várias entidades: o CIBIO, o Clube de Produtores do Continente, a Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC) e a Palombar.

“A águia-caçadeira, muito ameaçada, é uma rapina que nidifica nos solos das searas e imagino que haja muita gente em Campo Maior que esteja familiarizada com esta espécie”, acrescenta o investigador. Através do projeto “Searas com Biodiversidade”, a ser desenvolvido há cerca de dois anos, procurou-se, numa primeira fase, perceber “como está a distribuição desta espécie no país, e no Alentejo em particular, porque, sendo uma espécie que depende, essencialmente, de searas, era no Alentejo que se encontrava grande parte da sua população”.

Com o trabalho desenvolvido em 2021, as entidades que compõem o projeto “Searas com Biodiversidade” constataram que a águia-caçadeira “terá declinado muito”, um declínio que pode “ultrapassar os 80% em apenas dez anos”. Perante isto, e uma contração da distribuição da espécie, têm vindo a ser desenvolvidas várias ações, tendo em vista a conservação da águia-caçadeira.

Entretanto, e depois de dado o alerta de que a espécie está “muitíssimo ameaçada”, têm sido várias as entidades, como o Instituto de Conservação da Natureza, a Liga para a Proteção da Natureza e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, que têm promovido diferentes iniciativas para salvaguardar a água-caçadeira. “Por um lado, o projeto tem apoiado as ações de campanha de salvamento e resgate e, por outro, o CIBIO, no âmbito desta parceria, tem vindo a procurar desenvolver iniciativas para debater e passar um pouco o conhecimento e, no fundo, o estado da arte que se sabe sobre a espécie”, adianta João Paulo Silva.

O professor explica ainda que as águias-caçadeiras dependem de searas, que, “neste momento, desapareceram”. “Temos as searas concentradas apenas nos perímetros de rega, estamos em mínimos históricos em termos de produção de cereais no nosso país e é uma espécie que é quase especialista nas áreas agrícolas e nidificar nesses usos do solo, em searas”, adianta.

A escolha de Campo Maior para realizar esta reunião, explica ainda João Paulo Silva, tem a ver com o facto de o concelho, bem como o de Elvas, ter sido uma “área muito importante” para a águia-caçadeira: “havia, em 2020, dois grandes núcleos reprodutores da espécie: um no Baixo Alentejo, entre Beja e Castro Verde, e outro grande núcleo, que era este de Elvas e Campo Maior”.

Apesar de continuar a existir uma área grande cerealífera em Campo Maior, a espécie terá desaparecido, “porque há um conflito muito óbvio com o corte dos fenos”. “Mas também nas áreas onde temos cereal padrão, em que o corte é feito mais tarde, há algum conflito, sobretudo com as fases em que coincide com o final do período de nidificação, os cortes podem afetar os ninhos”, explica ainda João Paulo Silva.

O início desta conferência, que é aberta à comunidade, está marcado para as 14 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.