Mais de 100 quilos de peixes apareceram mortos, na sexta-feira e sábado, na Barragem do Caia, em Campo Maior.
O Tenente Coronel Belchior, do Comando Territorial de Portalegre da GNR, disse à Rádio Campo Maior que para já não se suspeita de um foco de poluição. Quando começa ao calor, não é de todo estranho aparecerem alguns animais mortos. A Barragem do Caia é um plano de água muito grande e por isso a nossa convicção é que os animais não tenham morrido naquela zona mas sim numa mais distante.
O efetivo do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente, da GNR, realizou algumas diligências junto de entidades competentes e procedeu-se depois à recolha dos animais, garantiu o Tenente Coronel.
Até ao momento não existem indícios qualquer tipo de risco para as populações e produções agrícolas abastecidas pela Barragem do Caia. Ainda vai demorar algum tempo até termos certezas mas, da observação que fizemos aos animais, nada aponta nesse sentido.
O Oficial de Comunicações e Relações Públicas da GNR de Portalegre referiu-nos ainda que o plano de água vai ser vistoriado na totalidade a fim de se encontrar alguma situação que saia dos padrões habituais destas ocorrências.
Os peixes foram encontrados na zona junto ao Parque de Campismo de Campo Maior e paredão da barragem, e terão sido retirados do local pelos militares do serviço SEPNA, da GNR, e por funcionários da Câmara Municipal de Campo Maior. De entre as espécies mortas há a destacar maioritariamente peixe-gato e barbo.