À Conversa Com Nuno Duarte

NunoDuarteMaio2016Os militares que integraram a segunda Força Nacional Destacada no âmbito da “Operation Inherent Resolve” no Teatro de Operações do Iraque já regressaram a Portugal.

O coronel Nuno Duarte (na foto ao lado), comandante do Regimento de Cavalaria nº 3, é o convidado da edição de hoje de “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

De acordo com o coronel Nuno Duarte, “os militares preparam-se durante de seis meses para que estejam aptos para cumprir a sua missão. Este período de preparação envolve desde a formação da força, fase de treino para a missão, preparação física e psicológica, reunião de todos os equipamentos e materiais necessários bem como, toda a parte burocrática de passaportes, vacinas entre outros elementos”.

Nuno Duarte refere, “o ponto de vista emocional é sem dúvida, o mais complicado de gerir durante uma missão, ao princípio tudo corre bem mas a partilha de mesmo espaço, a alimentação começa a cansar, começa a haver algum desgaste do foro psicológico e emocional e nesta fase, o comandante tem um papel muito importante, pois pode perceber com antecendência algum problema possa estar a surgir e pode ajudar na sua resolução”.