Os militares que integraram a segunda Força Nacional Destacada no âmbito da Operation Inherent Resolve no Teatro de Operações do Iraque já regressaram a Portugal.
O coronel Nuno Duarte (na foto ao lado), comandante do Regimento de Cavalaria nº 3, é o convidado da edição de hoje de “À Conversa Com”.
De acordo com o coronel Nuno Duarte, os militares preparam-se durante de seis meses para que estejam aptos para cumprir a sua missão. Este período de preparação envolve desde a formação da força, fase de treino para a missão, preparação física e psicológica, reunião de todos os equipamentos e materiais necessários bem como, toda a parte burocrática de passaportes, vacinas entre outros elementos.
Nuno Duarte refere, o ponto de vista emocional é sem dúvida, o mais complicado de gerir durante uma missão, ao princípio tudo corre bem mas a partilha de mesmo espaço, a alimentação começa a cansar, começa a haver algum desgaste do foro psicológico e emocional e nesta fase, o comandante tem um papel muito importante, pois pode perceber com antecendência algum problema possa estar a surgir e pode ajudar na sua resolução.