Secretário de Estado da Saúde de visita Campo Maior, Elvas e Portalegre

SecretEstado18Maio2016Manuel Delgado, secretário de Estado da saúde, está de visita à região Alentejo. Esta manhã de quarta-feira, dia 18, Manuel Delgado esteve de visita às cidades de Portalegre e Elvas e à vila de Campo Maior.

Em Campo Maior o secretário de estado visitou a UCF Raia Maior e assistiu à apresentação do projeto da Estrutura Residencial para Idosos e Unidade de Cuidados Continuados.

Manuel Delgado considera este um projeto “inovador”. “É curioso encontrarmos em Campo Maior aquilo que pensamos ser apanágio dos grandes centros urbanos e das capitais. Campo Maior tem créditos firmados e nesta área em particular gostaria de dar os parabéns aos que patrocinaram este projeto porque tem duas componentes essenciais hoje: o apoio determinado e seguro ao falecimento e ao doente crónico, segundo tenta atacar uma das vertentes mais importantes hoje que é o problema das demências”, refere.

Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, fala do objetivo desta apresentação: “é sensibilizar o secretário de estado num projeto em que o município e a cooperativa Raia Maior têm vindo a desenvolver que é a possibilidade de adaptar a antiga escola preparatória num espaço onde os cuidados continuados sejam a tónica e sejam um complemento ao Lar de Degolados e ao Lar da Santa Casa da Misericórdia. O projeto está praticamente terminado. São 46 camas que esperemos que criem mão-de-obra qualificada e criem condições não só para o nosso concelho”.

O Comendador Rui Nabeiro revela: “isto é um projeto que vem de trás e hoje temos aqui o secretário de estado para ver o problema de Campo Maior e do Alentejo, portanto há um compromisso com o Alentejo porque nós não estamos bem, precisamos de estar melhor e estou com otimismo porque as palavras foram amigas e de respeito”.

Para Pedro Murcela, presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior “é uma mais-valia importante para os utentes de Campo Maior e Elvas e da região, criar esta unidade em Campo Maior. Este projeto foi inteiramente da iniciativa do nosso presidente Ricardo, juntamente com as IPSS’s do concelho”.

Em Elvas, foi apresentado ao governante o projeto de “Reestruturação do Ambulatório do Hospital deSecretEstado18Maio2016B Elvas em Clínica de Alta Resolução “, e o secretário de estado garante: “parece-me um projeto muito importante em matéria de acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, não só porque a Unidade Local de Saúde e o Hospital de Elvas estão muito empenhados em diminuir os tempos de espera dos doentes, mas também a expressão ‘alta resolução’ significa que quando um doente vem por uma patologia específica, ele é objeto de um conjunto de passos necessários desde o diagnóstico até ao início da terapêutica no próprio dia. Portanto é um modelo integrado de prestação e isto facilita muito a vida às pessoas”.

O Secretário de Estado falou ainda acerca da passagem das urgências básicas de Elvas para médico-cirúrgicas, garantindo que “ainda não há condições para isso”.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, alega: “é sempre bom termos um membro do Governo que nos dá ouvidos e que vem ao terreno analisar os nossos projetos e connosco partilha aquilo que é a sua opinião. Foi bem expressivo a posição do secretário de estado que acabou por dar os parabéns a todos os que estão envolvidos nesta clínica de alta resolução porque é diferenciadora dos cuidados de saúde e pode vir a resolver em muito aquilo que são as listas de espera e os cuidados que são dados à população”.

Em Portalegre foi inaugurado pelo Secretário de Estado o Hospital de Dia, no 7º piso do Hospital Doutor José Maria Grande.

Manuel Delgado refere que este é um equipamento necessário para os utentes: “achei uma excelente iniciativa porque os hospitais de dia são hoje uma estrutura fundamental, na medida em que temos muitas doenças de natureza crónica e que implica ciclos terapêuticos quase diários para os doentes e que implica o não tratamento do doente mas sim o tratamento em ambulatório. E esta unidade que inauguramos em Portalegre é um exemplo disso e um benefício para as populações”.

José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, garante que esta “é uma resposta específica” para os utentes. “Nós tínhamos uma Unidade de Convalescença naquele piso e como alternativa considerámos atribuir ao Hospital de Dia, e é um espaço digno para os utentes, o que permite alargar um pouco o número de camas de paliativos, passámos de cinco para nove, embora só cinco delas estejam dentro da rede, as outras são camas hospitalares que estão dedicadas aos cuidados paliativos”, refere.

Manuel Delgado continua a sua visita pelo Alentejo em Évora e Beja nos próximos dias.