A União Europeia já aprovou o projeto para o desenvolvimento da linha de alta velocidade entre Madrid-Estremadura-Fronteira Portuguesa, cujo investimento total ascende a 312,1 milhões de euros, e que vai fazer com que, no final do corrente ano, o TGV chegue até à vizinha cidade de Badajoz.
O objetivo principal é melhorar a competitividade das linhas ferroviárias em particular entre Madrid, a região da Estremadura e Lisboa.
Este projeto faz parte da rede europeia de infraestruturas de transportes e está de acordo com a diretiva europeia do sistema ferroviário europeu de alta velocidade e faz parte do corredor atlântico que liga Lisboa e Madrid para Paris e outras linhas internacionais em França e na Alemanha .
Para além da segurança, esta linha vai permitir uma maior capacidade de pasageiros e mercadorias e uma redução do tempo de viagem.
Recorde-se que o financiamento deste projeto faz parte do período de programação 2007-2013 que ascende a um total de mais de 35.000 milhões de euros e cerca de 28.600 milhões de euros para o período 2014-2020.