2015 foi o melhor ano turístico de sempre no Alentejo

CeiaDaSilvaO Alentejo teve, em 2015, o seu melhor ano turístico de sempre, ultrapassando a mítica barreira de meio milhão de dormidas de turistas internacionais, de acordo com dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

António Ceia da Silva (na foto ao lado), presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, considera este “o melhor ano de sempre”: “estamos a falar de um ano turístico que foi globalmente o melhor ano turístico de sempre, que não só significou mais 500 mil dormidas estrangeiras como também nacionais”.

Segundo o presidente da ERTAR, não aumentaram apenas as dormidas: “aumentaram todos os indicadores, o que significa que temos hoje um tipo de turista diferente: mais informado, mais culto, mas também com mais poder de compra e isso significa que mudou radicalmente aquilo que é hoje a capacidade do turismo induzir a outros negócios, estou a falar por exemplo do vinho, da restauração, da animação turística, do comércio”.

Os visitantes espanhóis representam 100 mil dormidas no Alentejo, revelando um aumento de 4,4%. O Reino Unido cresce 25,1%, a Holanda 45,2%, os EUA 44%, a Bélgica 31,2% e o Brasil 5,7%.

Também ao nível de hóspedes internacionais se regista uma subida homóloga de +15,3%, atingindo os 272,4 mil. Já os proveitos globais aumentaram 15,6% face a 2014.