A freguesia de Santa Eulália recebe hoje, sábado dia 27, o I Festival do Espargo.
Este é um evento organizado pela Junta de Freguesia de Santa Eulália em conjunto com a Universidade Popular local, que comemora neste mesmo dia o seu terceiro aniversário.
O I Festival do Espargo é uma iniciativa pioneira, que surgiu no âmbito da Universidade Popular e foi precisamente numa comemoração de um aniversário, do ano passado, que esta ideia surgiu entre os formandos e os formadores. Este ano concretizámos essa ideia porque entendemos que este produto alimentar, não sendo o único aqui em Santa Eulália, mas é um produto que merece um destaque especial, refere Cláudio Carapuça, presidente da Junta de Freguesia local.
O programa contempla animação musical ao longo de toda a tarde ininterruptamente, tasquinhas, onde estão disponíveis pastéis, sopas e tortas de espargos e, pelas 17 horas, será realizado o maior revolto de espargos, para posterior registo no Livro de Recordes do Guiness.
Para o autarca, este é um recorde simbólico que simplesmente passa por duas situações: levar longe o nome desta pequena aldeia e preservar este produto gastronómico que muitas vezes é pouco valorizado.
As portas do Pavilhão Multiusos da freguesia de Santa Eulália abrem ao público, de forma gratuita, a partir das 14 horas, até às 20 horas.