Aumento dos combustíveis preocupa empresários do sector

combustiveis1Os combustíveis aumentaram ontem, sexta-feira dia 12, seis cêntimos por litro, depois de ter sido conhecida na madrugada desta sexta-feira a portaria que determina o aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos, retirando às petrolíferas a possibilidade de atualizar os preços.

Ernesto Cunha, proprietário de uma gasolineira em Elvas, manifesta preocupação: “é uma medida que me deixa mesmo muito triste. Em primeiro lugar porque é uma medida que já tinha sido tomada pelo anterior Governo, e em que o imposto aumentou cerca de 4 cêntimos, este ano acrescentamos a esse aumento mais 6 cêntimos, ou seja, no espaço de um ano temos um aumento nos combustíveis de 10 cêntimos, que até poderiam não ter grande impacto, uma vez que os combustíveis nesta altura do ano estão mesmo mais baixos, o problema é que estamos numa cidade fronteira, e do outro lado o Governo não tomou essas medidas”.

Com esta subida do preço do gasóleo e da gasolina o empresário admite que deverá “haver novamente uma demanda das pessoas a abastecer em Espanha”.

Com esta atualização, o preço dos combustíveis aumentam na ordem dos 7,4 cêntimos, devido aos seis cêntimos por litro, tanto na gasolina como no gasóleo, acrescentando ainda o valor do IVA.

Estes valores traduzem-se numa quebra de vendas diárias, que “já se veio a verificar durante o ano passado, a partir de ontem vai ser dramático”.

Ernesto Cunha deixa um apelo: “apelo às pessoas que não o façam [abastecer em Espanha], porque a economia de Elvas e a economia portuguesa precisam que os seus contribuintes contribuam no seu país de origem, porque este país é que tem que criar sistemas para ser possível ajudar”.

O aumento da carga fiscal vai assim anular a esperada descida dos preços dos combustíveis.