Dias sem açúcar podem ter grande impacto na saúde

AcucarDe acordo com um novo estudo, publicado no jornal Obesity, ficar uns dias sem ingerir açúcar pode ter um grande impacto na saúde.

O estudo revela o que acontece quando se substitui a dose diária de açúcar de 43 crianças obesas, com idades entre os 8 e 18 anos, durante nove dias.

Os investigadores conseguiram assim provar que o açúcar é perigoso não por causa das suas calorias, mas por causa do efeito que tem no metabolismo.

Segundo Jean-Marc Schwarz, a restrição de frutose tem impactos muito significativos apenas nove dias após o ‘corte’ no consumo. Um dos líderes da investigação afirma que os níveis de colesterol das crianças melhoraram e os de insulina desceram.

O estudo refere ainda que nenhuma das crianças perdeu peso durante os noves dias e eram encorajadas a comer mais se começassem a perder peso.

Robert Lustig, pediatra UCSF Benioff Children’s Hospital, em São Francisco, explica que as calorias do açúcar “transformam-se em gordura no fígado, desenvolvendo uma resistência à insulina e conduzindo ao risco de desenvolver diabetes e doenças no fígado e no coração”, explica.