Diagnóstico mais rápido para doentes com cancro colo-rectal

HESEeACES“Prioridade à vida no cancro colo-rectal” é o projeto que o Hospital Espírito Santo e o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES AC) vão desenvolver, na área de oncologia, para ajudar os doentes com cancro colo-rectal da área geográfica do ACES AC. O objetivo é melhorar o acompanhamento do doente desde o diagnóstico até ao tratamento, diminuindo os tempos de espera e melhorando o acesso aos cuidados de saúde.

“Em oncologia, o fator tempo é fundamental e o cancro colo-rectal é uma das áreas em que a diminuição do tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico tem um forte impacto na morbi-mortalidade, sendo, por este motivo, uma mais-valia a implementação deste projeto”, explica Manuel Carvalho, presidente do Conselho de Administração e diretor clínico do Hospital de Évora.

Com a implementação deste projeto, as duas entidades envolvidas pretendem diminuir o tempo de espera para a realização de colonoscopias em doentes de risco, num prazo máximo de 30 dias, melhorar a referenciação para otimização dos tempos de marcação de consulta de cirurgia, até 15 dias, melhorar a comunicação entre cuidados de saúde primários e hospitalares e melhorar a competência em estomas.

O projeto “Prioridade à vida no cancro colo-rectal” integra-se no programa Boas Práticas de Governação, uma iniciativa da Novartis em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, que proporciona aos participantes uma oportunidade de acesso a um plano curricular desenvolvido pela universidade e que lhes garante as bases teóricas e o acompanhamento necessário ao desenvolvimento dos projetos.

Este ano, o programa tem como tema “Caminhos para a Humanização” e pretende criar as condições para a implementação de projetos de inovação, promovendo o desenvolvimento de boas práticas que fomentem uma maior humanização nos cuidados de saúde primários e hospitalares, que possam trazer melhorias efetivas para o doente.