Mais de 10 mil alcançados por ação de sensibilização da GNR

GNR_SensibilizacaoA Guarda Nacional Republicana levou a cabo entre o dia 8 e 10 de novembro a campanha nacional de sensibilização para os utilizadores vulneráveis: Peões e ciclistas, em todo o território nacional.

Foram levadas a cabo diversas ações de sensibilização com o objetivo de alertar os utentes das vias públicas (condutores de veículos automóveis, peões e ciclistas) para as questões relacionadas com a segurança rodoviária.

Estas ações de sensibilização, levadas a cabo por militares dos Comandos Territoriais, da valência de Programas Especiais, alcançaram 5 155 crianças e jovens; 3 391 idosos; e 2 261 ciclistas.

A mais recente alteração ao Código da Estrada introduziu o conceito de utilizador vulnerável, que inclui peões e velocípedes (bicicletas), dando particular destaque às crianças, idosos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida ou portadoras de deficiência, os quais beneficiam de especial proteção por parte do referido código.

A campanha pretendeu ainda sensibilizar todas as pessoas para responsabilidade que cada um deve ter na estrada, independentemente da sua condição: seja ela de condutor, de peão ou de ciclista.