Tiago Palancha, natural de Santa Eulália, tem hoje 16 anos e é o mais jovem jogador do plantel de juniores do Sporting Clube de Portugal.
Tiago e o pai, José Palancha, (na foto ao lado) são os convidados da edição de hoje de À Conversa Com, onde falam acerca desta experiência dos últimos três anos.
Ouvir aqui À Conversa Com
O gosto pelo futebol começou desde pequeno, segundo refere Tiago. Comecei por jogar na minha terra, depois vim para O Elvas CAD, e começou a tornar-se uma coisa mais a sério, desde que fui para o Sporting, garante.
A mudança de Elvas para o Sporting foi um pouco complicada, mas depois de uns meses começou-se a tornar diferente e começou a correr tudo bem. Comecei a aceitar de outra forma que já tinha uma vida diferente e começou a ficar mais fácil de gerir essa situação.
Segundo Tiago Palancha, jogar no Sporting implica treinos diários, sempre no máximo, com uma grande equipa técnica por trás. O defesa esquerdo garante que, na formação leonina em Alcochete, se vive um ambiente muito mais a sério, muito mais exigente.
José Palancha, pai de Tiago e também antigo jogador de futebol, revela que assistir a um jogo do filho é uma situação diferente. Nós por vezes estamos dentro de campo com muita gente e passa-nos tudo ao lado. Quando é um filho sofre-se mais. Quem andou lá dentro sabe o perigo que há nas jogadas, é mais complicado gerir essa situação da bancada.
A saída de Tiago de casa, aos 14 anos, para rumar à Academia do Sporting Clube de Portugal foi complicada: quando ele foi embora houve choro, tristeza, tínhamos o Tiago todos os dias em casa e, de repente, falta-nos lá uma peça e nós chegávamos ao quarto dele, para reviver aquilo, e havia algumas lágrimas, sabendo sempre que era o melhor para ele.