Regimento de Cavalaria 3 comemorou hoje 308º aniversário

308RC3_1As comemorações dos 308 anos do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz e dos 10 anos da Brigada de Reação Rápida decorreram hoje na cidade de Estremoz.

Este domingo ficou marcado pela cerimónia militar, presidida pelo general Carlos Jerónimo, chefe de estado-maior do exército, que discursou durante a cerimónia.

O chefe de estado-maior do exército justificou esta cerimónia aberta à população: “as brigadas todas do comando das forças terrestres normalmente procuram fazer as cerimónias tanto quanto possível no espaço exterior, para dar a conhecer aquilo que fazem, os meios que têm à população em geral, ao fim ao cabo são os descontos dos portugueses que contribuem para sustentar as forças armadas e acho que devemos o dever e obrigação de dar a conhecer aquilo que fazemos”.

Também marcou presença nestas comemorações o major general Carlos Perestrelo, comandante da Brigada de Reação Rápida, que salientou o facto de o aniversário ter sido em conjunto com o RC3, considerando que foi “um privilégio contar com a oportunidade de realizar em Estremoz uma cerimónia que felizmente correu muito bem”.

“Para nós é um orgulho porque nós queremos estar com a população e neste caso, no Alentejo, onde não temos unidades militares que realmente reúnem grandes efetivos, foi sempre uma oportunidade para mostrar à população as tropas de elite que fazem parte desta brigada: os comandos, as operações especiais, os paraquedistas, e de certa forma mostrar um pouco os militares que estão em prontidão máxima para responder a uma necessidade do país”, refere ainda o major general.

Para o coronel Nuno Duarte, comandante do Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, este foi o308RC3_2 “finalizar da segunda fase das comemorações dos aniversários, hoje com a parada militar, onde estavam cerca de 200 militares”.

O facto das restantes forças terem marcado presença nesta cerimónia foi, para o Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz, “um motivo de muito orgulho porque tivemos oportunidade de receber todos os regimentos pertencentes à brigada”.

Luís Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, assegura que esta foi uma cerimónia “espetacular”. O autarca realçou ainda o facto da população local ter aderido à cerimónia: “penso que os estremocenses que assistiram ficaram satisfeitos e é de agradecer a presença da população porque isso deu mais força ao RC3 e isso é fundamental no desenvolvimento do concelho de Estremoz”.

As comemorações deste domingo culminaram com a inauguração de uma exposição de pintura, organizada por Carlos Godinho e que está patente no Convento João de Deus (casa de sargentos) até dia 11 de outubro. A mostra pode ser visitada segundas-feiras, das 15 às 19 horas, e de terça-feira a sábado das 10 horas às 13 e das 15 às 19 horas.