Feira das Cebolas dias 12 e 13 de Setembro em Portalegre

Feira_CebolasA Feira das Cebolas leva à cidade de Portalegre a tradicional mostra e venda de produtos agro-alimentares e artesanato nos dias 12 e 13 de setembro, com inauguração marcada para as 15 horas.

A presidente da câmara municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, revela-nos que a animação começa com um “festival de bandas”, após o qual haverá uma “degustação do paté de cebola”.

“Ainda durante este dia será inaugurada uma exposição de um pintor portalegrense, Francisco Malato Correia, que já não existe entre nós mas deixou um legado muito importante a Portalegre” conta Adelaide Teixeira.

Às 21 horas é inaugurada uma escultura de Luís Leite Rio, no lago do jardim da Avenida da Liberdade, onde ficará patente ao longo de vários meses, e para as 22 horas está marcado um concerto com a banda Trifonia.

“O dia seguinte conta com a actuação de vários grupos culturais do nosso concelho (…) e das 17.30 às 21 horas será feita a recriação de um mercado ‘à moda antiga’” após o qual a câmara municipal de Portalegre irá oferecer um petisco.

O evento remonta ao ano de 1753 e é reconhecido enquanto evento de cariz popular, cultural e recreativo, ligado à produção agrícola mas conta com algumas novidades, de volta ao ano de 2015, como o espaço dado à gastronomia e à animação, com um festival de bandas, com a presença de bandas de Nazaré, Lourinhã e da cidade de Portalegre.

A histórica Feira das Cebolas pretende assim dinamizar os produtores locais e trazer gastronomia e animação a todos os visitantes.