PORTALEGRE É O DISTRITO COM MAIOR AUMENTO DE EMPRESAS DECLARADAS INSOLVENTES A NÍVEL NACIONAL

portalegre

2 484 empresas foram declaradas insolventes pelos tribunais nos primeiros meses deste ano, o que significa que uma média de 13 entidades encerram por dia.

Portalegre foi um dos distritos que registou um aumento de empresas falidas, com uma subida percentual de 17,7 por cento, tendo sido o distrito em que mais empresas declararam insolvência, seguindo-se Braga, Vila Real, Setúbal e Aveiro.

Jorge Pais, presidente do Núcleo Empresarial de Portalegre (NERPOR), em declarações à nossa Rádio aponta que alguns dos motivos que contribuiram para esta situação “decorrem de toda uma fragilidade do nosso tecido empresarial regional e das dificuldades que as empresas têm nas contenções de mercado”.

O presidente da NERPOR acredita que os números apresentados são ainda inferiores à realidade porque “há muitas empresas que por a sua reduzida dimensão acabam por passar por esse processo judicial e pura e simplesmente fecham as portas”.

Estes dados foram divulgados pelo Instituto Informador Comercial (IIC), resultante do processamento diário de todos os anúncios de Ação de Insolvência publicados no Portal Citius e em Diário de República.

Já nas regiões dos grandes centros geográficos, Lisboa e Porto, registou-se uma diminuição no número de empresas face a período homólogo, em Lisboa de 15,5 por cento e no Porto de 12,7 por cento.