Os meios de comunicação social do Alentejo foram esclarecidos esta quarta-feira, dia 8 de julho, acerca dos incentivos disponibilizados pelo projeto Portugal 2020.
Esta sessão contou com a presença do vice-presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Alentejo, Roberto Grilo, com a presença de Jorge Martins, chefe de gabinete do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, bem como Tiago Cravo, membro também deste organismo, e também Benedita Peixe e Carla Lázaro, ambas do Gabinete de Incentivos à Comunicação Social.
Relativamente ao valor que deverá ser disponibilizado para o Alentejo, no âmbito deste projeto, Roberto Grilo referiu à nossa reportagem que espera que o montante disponível será muito superior: aguarda-se que seja publicado o despacho que efetivamente vai estabelecer o montante, estamos em crer que ele será muito superior aquilo que foi o montante máximo nos últimos cinco anos.
Acho que esta sessão de hoje demonstrou que há aqui o despertar de uma nova constituição, estamos a falar de uma novidade, era um instrumento que estava centralizado, que foi descentralizado para as regiões, neste caso para as CCDRs, estamos a dar os primeiros passos e eu, sinceramente, espero que o aproveitem porque ele é para a região, mas é para os órgãos de comunicação social e para nós enquanto organismo público com as competências que temos que são conhecidas, revela ainda o vice-presidente da CCDR Alentejo.
Numa região tão vasta como a nossa, esperemos que consigamos que este montante e que estas candidaturas venham não só ajudar à subsistência, mas também à modernização dos órgãos que temos e que aproveitem cada cêntimo, conclui ainda Roberto Grilo.
A Sessão Técnica de Esclarecimento teve lugar na sede da CCDRA em Évora e juntou órgãos de comunicação de todo o Alentejo.