Comunidade cigana e instituições elvenses partilham ideias

ROMED_Elvas_2O encontro “Viver o ROMED” realizou-se ao longo de todo o dia de hoje, quinta-feira dia 18, na Biblioteca Municipal Drª Elsa Grilo, em Elvas.

O Programa ROMED 2 está em 22 países da União Europeia, Portugal é um deles, representado em nove municípios.

Representado pelo Alto Comissariado para as Migrações por Berill Baranyai, com a presença de Bruno Gonçalves, do programa ROMED2, e da vereadora na autarquia de Elvas, Vitória Branco, além de vários membros da comunidade cigana residentes no concelho de Elvas.

Este dia teve como objetivo apresentar metodologias de trabalho para a integração da comunidade cigana na sociedade e, segundo Bruno Gonçalves: “a avaliação que faço deste dia, de um a cinco, é cinco, foi muito positivo”.

Bruno revela em que consiste este programa: “o ROMED2 pretende estimular a participação ativa das comunidades ciganas através da mediação e também assegurar que, neste caso a nível local, as entidades públicas possam assegurar toda esta participação ativa das comunidades ciganas, sobretudo os municípios e as juntas de freguesias”.

O Grupo Ativo Comunitário de Elvas – Sílaba Dinâmica, foi destacado neste dia como sendo dosROMED_Elvas_1 melhores do país: “no final de um ano o sucesso é significativo, este programa não vai abandonar Elvas mas nós cremos que, para janeiro de 2016, este Grupo Ativo será um grupo autónomo, porque eu tenho que dizer, e é verdade, é o melhor Grupo Ativo que nós temos no país, é bem dinamizado com um bom facilitador que é o Luís Romão, mas tem outras pessoas com um excelente potencial”.

Luís Romão, formador do Conselho da Europa e membro do Grupo Ativo Comunitário de Elvas, faz aqui o balanço deste dia: “correu bastante bem, foi um dia muito positivo, até porque as conclusões que foram apresentadas foram conclusões muito específicas, diretas. Fizeram abrir os olhos a muitas instituições públicas que estavam presentes, no bom sentido da palavra, ou seja, estimula para que o trabalho seja melhor e mais afetivo”.

Já a vereadora na autarquia elvense, Vitória Branco, revela que o dia “foi magnífico”, tendo encerrado “com um momento mágico” de música por parte de dois membros da comunidade. “Este é um longo percurso a percorrer, é um caminho sinuoso, mas aquilo que nos move é despertar atenção, começar e fazer com que esse caminho se comece a percorrer”, revela ainda a vereadora.

Amanhã, sexta-feira dia 19, o mesmo programa “Viver o ROMED” realiza-se em Barcelos.

O Grupo Ativo Comunitário Sílaba Dinâmica já tem uma sede provisória, onde tem mantido as reuniões, nas Portas de Olivença, em Elvas.