Pedro Passos Coelho esteve esta segunda-feira em Montemor-o-Novo para um encontro informal com os jornalistas de órgãos de comunicação social local e regional da zona sul do país.
O líder do Partido Social Democrata marcou presença no Hotel L’And Vineyards onde ouviu as questões levantadas pelos representantes dos órgãos de comunicação presentes, e procurou responder às preocupações transmitidas acerca do presente e futuro destes meios.
Em declarações no final da reunião, Passos Coelho revelou que o objectivo destes encontros É sobretudo, em primeiro lugar, poder trocar impressões de uma forma muito livre e informal com a comunicação social de natureza local e regional na medida em que ela responde a uma especificidade que nem sempre é atendida. E eu, seja como Presidente do PSD, seja como Chefe de Governo, muitas vezes sou confrontado com esse tipo de situações em que nem nós conseguimos dar a informação que é relevante para a comunicação social de base regional. Muitas vezes as pessoas, ou como jornalistas ou como simples consumidores de informação, não conseguem obter o nível de informação que desejam para a sua terra. Creio que estes encontros nos têm dado a possibilidade de perceber melhor como é que faremos essa interlocução mais favorável no futuro por um lado, e por outro como podemos num sistema democrático como o nosso, levar a informação a quem precisa e tem direito a ela.
Neste encontro, disse o líder do PSD, passámos em revista todos os aspectos que possam ser relevantes, quer do ponto de vista de regulação, quer do ponto de vista dos apoios institucionais que muitas vezes acabam por não chegar de forma equitativa para os diversos órgãos. Também a maneira como a própria informação é disponibilizada e o acesso às fontes é muitas vezes difícil.
No futuro o Primeiro-Ministro pretende que os Governos tenham uma atitude mais cooperante de acordo com as suas necessidades, e garante que Todos temos a lucrar com isso.
Passos Coelho espera sinceramente, que quer o novo quadro normativo que está em vigor desde o início deste ano, quer a forma como nos podemos organizar para disponibilizar a informação seja mais de acordo com o tipo de informação que precisa de ser vinculada para o nível local e regional, e que venha a beneficiar quer os cidadãos de uma maneira geral, quer os órgãos de comunicação social regional. Perante algumas preocupações transmitidas neste encontro, o líder do Partido Social Democrata, admite que talvez seja necessária uma regulamentação mais actuante, e deu o exemplo da forma como os próprios municípios comunicam as suas actividades ou decisões de forma qua às vezes parece concorrencial com a comunicação social.
Passos Coelho tirou apontamentos e espera agora poder lidar com estes assuntos à escala nacional.