Arraiolos: Dado passo em frente para candidatura dos tapetes a património da Unesco

arraiolos_entrega_dossier_candidaturaA edição deste ano d’ “O Tapete está na rua” foi inaugurada esta sexta-feira, e teve como momento alto a entrega do  dossier do pedido de inscrição do Fabrico de Tapetes de Arraiolos na Lista do Património Cultural Imaterial com necessidade de salvaguarda urgente, à Câmara Municipal de Arraiolos.

Ver Foto-Reportagem

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo procedeu à entrega deste dossierno decorrer da sessão inaugural d’O Tapete está na Rua, um evento que promove a importância histórica, cultural, e económica de um dos bens identitários do concelho e da região.

Para Sílvia Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, o objectivo é conseguir a classificação da UNESCO , “no  sentido da salvaguarda deste saber-fazer “ que deve ser “preservado e valorizado não só pelo país como pelo mundo”.

arraiolos_tapeteira_na_ruaCeia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, fez a entrega do dossier a Sílvia Pinto. À nossa reportagem disse que este “é mais um passo no reconhecimento” que se “prevê chegue também por parte da UNESCO”.

Paulo Lima, o coordenador deste processo de candidatura considera que para além do término destes dossiers e a sua inscrição no inventário nacional, é essencial desenvolver um processo de sensibilização para “chamar a atenção à questão do género, de sobrevivência e de transmissão deste processo”.

Jerónimo Lóios, Presidente da Assembleia Municipal prevê que “daqui a uns anos será inscrito na história arraiolense” a entrega do dossier como “um acontecimento marcante”.

O Tapete está na Rua até 10 de junho, no centro da vila de Arraiolos, com mostra de artesanato e produtos do concelho, feira medieval, feira do livro, exposições e animação musical.