PS quer ex-alunos a contribuir com IRS para Ensino Superior

JoaquimMouratoO PS quer pôr os ex-alunos a contribuir para o financiamento das universidades e politécnicos públicos que frequentaram. A proposta dos socialistas passa por consignar parte do IRS pago pelos ex-alunos de cada universidade ao seu financiamento.

Para Joaquim Mourato (na foto), presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, esta medida, “em termos conceptuais, parece bem”: “é uma medida interessante que estabelece a ligação entre a universidade, o politécnico e o emprego; e qualquer medida que estabeleça essa relação e incentive uma maior aproximação entre as instituições e os seus diplomados é interessante”.

Mourato espera que a medida sirva para um reforço da qualidade do Ensino Superior, embora reconheça que as propinas, por exemplo, que surgiram com esse propósito, servem hoje para suportar despesas das instituições, como custos de funcionamento e com pessoal, e permitiram a redução do financiamento por parte do Estado.

A medida, que faz parte do documento ‘Uma Década para Portugal’ apresentado na semana passada por um grupo de 12 economistas, tem como objetivo aumentar o financiamento do Ensino Superior.