Sensibilização sobre incêndios em escolas do concelho de Elvas

AcaoPrevencaoIncendiosBAs escolas de primeiro ciclo do ensino básico do concelho de Elvas recebem ao longo desta semana uma campanha de sensibilização para a prevenção de incêndios e a defesa das florestas.

A iniciativa é promovida pela câmara, bombeiros, PSP, GNR, Exército, Autoridade Nacional de Proteção Civil e Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.

Esta manhã, a escola de Alcáçova acolheu a iniciativa. Segundo a coordenadora da escola, professora Estrela Calado, “os alunos ficam sempre entusiasmados com este tipo de atividades, principalmente porque tem uma parte prática, em que eles mexem nas mangueiras, regaram as plantas, as árvores, ouviram a sirene e ficam muito despertos”. Para a professora, estas iniciativas “são muito importantes” para as crianças, dada a possibilidade da transmissão da mensagem aos elementos da família.

Os mais pequenos garantem que gostaram da ação, uma vez que aprenderam algumas regras para prevenir incêndios. Bruno, por exemplo, aluno do 4º ano, explica que “quando vamos fazer piqueniques, não devemos fazer fogueiras; não devemos deitar lixo para o chão; devemos aparar a relva, de vez em quando, e não devemos lançar foguetes”.

Também esta manhã a ação foi apresentada aos alunos da escola da Boa-Fé. Amanhã, terça-feira dia 5, é a vez das escolas da Raposeira e Fontainhas; na quarta-feira 6 de maio, Santa Luzia e Calçadinha; quinta-feira dia 7, Vila Boim, Terrugem e Barbacena; e, na sexta 8 de maio, a iniciativa chega a São Vicente e Santa Eulália.